Evangelismo Virtual

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Evangelizando espírita

Um espírita (kardecista) é como qualquer outra pessoa, “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,” Rm 3:23. Talvez, pelo fato histórico de ter alcançado primeiro as camadas mais cultas da população, aqueles que podiam ler seus tratados pseudo-científicos em francês, o kardecismo tenha mantido uma tradição de bastante leitura e um discurso algo ilustrado. Mas isso não deve intimidar quem tenha um testemunho de verdadeira experiência pessoal com Deus.

Como qualquer pessoa, o espírita não é um vaso vazio, esperando um evangélico para enchê-lo da verdade. Cada pessoa já tem um conjunto de crenças e valores. Portanto, toda evangelização é apologética, mas nem toda apologia é bíblica. A apologia ensinada nas Escrituras, principalmente por Pedro (1Pe 3:15) não é provocativa e nem contenciosa, antes consiste em estarem sempre “…preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós…”.
Tendo o coração inteiramente dominado por Cristo, ouça a pessoa que você quer evangelizar, conheça-a. Quais são suas dúvidas, quais suas ansiedades e angústias? Que perguntas faz, o que deseja saber? Então responda, com mansidão e honestidade. Sabemos que “Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha.” Pv 18:13, e até mesmo o povo sabe que “Quem fala o que quer, ouve o que não quer”. Evangelizar depois de ouvir é muito mais eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário